Nesta quinta vai
rolar
Um espetáculo expressivo:
O Estórias Africanas,
Que traz um contemplativo
Das danças tradicionais,
E saberes ancestrais
Das memórias como arquivo.
As histórias dos orixás sempre encantaram as pessoas através dos séculos, com seu mistério e ensinamentos cheios de sabedoria, e agora com o espetáculo Estórias Africanas, a teogonia africana ganha vida sob a lona do circo através das histórias contadas por um mestre Griot ao seu neto. Criado em 2009 e já tendo sido apresentado em circos e teatros baianos, o espetáculo acaba de ganhar uma versão audiovisual a ser exibida nas plataformas virtuais nesta quinta-feira (03), pelo www.youtube.com/channel/UCPwlLyCzLLRDhw5zBDeSXXg
Ponto central do espetáculo, o Griot é uma figura fundamental das sociedades de tradição oral, sobretudo em regiões da África ocidental, sábios responsáveis por salvaguardar a sabedoria daquelas sociedades através da arte da contação de histórias. Acompanhados por instrumentos musicais, o Griot ensina e compartilha conhecimentos sobre seu povo, a origem do mundo, o uso de plantas medicinais, os cantos e danças tradicionais e histórias ancestrais.
Tudo isso é transportado de forma muito especial ao circo através do trabalho de Fábio Bomfim, popularmente conhecido no mundo do circo por Bimbinho, diretor geral do espetáculo, com mais de 30 anos dedicados ao fazer circense e ao seu ensino.
O Espetáculo tem texto e direção teatral de Rô Reyes, autora, diretora e atriz de teatro, premiada por espetáculos infanto-juvenis e fundadora da Escola Casa Via Magia, além da direção musical de Gilberto Portugal Filho, educador musical com vasta histórico na criação e direção musical em espetáculos de circo e teatro.
O espetáculo conta ainda com a participação de um elenco de artistas da música, do teatro e do circo. Para quem ama o circo e a tradição africana que tanto permeia a nossa cultura, fica o convite para reencontrar os mitos e histórias dos orixás numa experiência única transportada diretamente da lona de circo para as redes digitais.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Além da parceria com a Escola Via Magia.
SERVIÇO
Espetáculo Estórias Africanas
DATA: 03/06 (quinta-feira)
HORÁRIO: 12h
EXIBIÇÃO: Canal do youtube: “Espetáculo Estórias Africanas 2021”